Já chamamos a atenção para o plural, "façamos...", e concluímos, que deve ser uma alusão a Trindade, o Deus trino em ação. (Veja Unidade IV)
Relembramos:
Nestas referências Deus fala de si mesmo no plural. (Gên. 2:26; 3:22 e 11:7)
Há quem interprete o plural, como sendo um diálogo de Deus e os anjos, porém falando da majestade do Senhor, o profeta Isaías diz: "Com quem tomou Ele conselho?..." , Isaías 40:14, mostrando a impossibilidade da criatura de Deus, aconselhar o Criador.
Nos textos do livro do Gênesis, encontramos uma forte evidência, "uma alusão a um sublime concílio entre as pessoas da divindade."
The pulpit commentary. Vol.1, The book of Gênesis. Pág. 29
Também,salientamos o primeiro nome em hebraico dado a Deus no Gênesis, "Elohim", plural que poderia ter o mesmo sentido.
Veja: Unidade IV e os seus comentários.
Notas: 1. Conhecendo Deus pelo nome:
A palavra hebraica traduzida para nome, significa originalmente "prova" ou "sinal", de modo que é um sinal, prova ou descrição da pessoa que o usava.
Tendo em conta que um dos pontos essenciais para conhecer e familiarizar-se com uma pessoa é aprender o seu nome; o nome profético na Bíblia representa "a pessoa que o carrega', não é uma mera etiqueta.
De modo que o nome (ou nomes) que uma pessoa recebe na profecia bíblica, é na verdade um adjetivo, que diz alguma coisa da pessoa, ou `"do que é", "do que faz" ou revelação do seu caráter.
Na Bíblia original hebraica, Deus recebe vários nomes.
No texto em estudo no original hebraico, Deus é: "Elohim"
Onde "El" - é Deus em hebraico e a partícula "im", usa-se para determinar um plural.
Como Ele é o Deus único, entendemos que "Ele é os deuses", em outras palavras Ele reúne em si mesmo todos os poderes dos "deuses" das mitologias antigas, criados pela imaginação do homem.
Desta forma a Escritura, nega a existência dos deuses, que é a base da idolatria, combatida em todo o contexto bíblico, do Gênesis ao Apocalipse e em especial nos dois primeiros mandamentos da Lei de Deus. (Êxodo 20:3 a 5)
O Deus criador, é "Elohim", em mais de 2500 citações do Velho Testamento (VT). E é traduzido normalmente, na maior parte das versões para "Deus" (com a primeira letra em maiúscula) ou para "O todo poderoso".
2. A Trindade no Velho Testamento
A pluralidade do Deus único: As evidências no Antigo Testamento sobre a doutrina não são tão claras, quanto às do Novo Testamento.
Como o aluno deve lembrar, na unidade anterior, consideramos o texto de Gênesis 1:1, no qual o nome hebraico para "Deus" é "ELOHIM"; nome este que, com já dissemos, ocorre mais de 2500 vezes no Antigo Testamento, sendo a forma plural de "EL", que é o nome comum para Deus nas línguas semíticas, como a Hebraica.
Bibliografias de referência : Enciclopédia de la Bíblia - Ediciones Garriga, S.A. - 1963 - Barcelona - España. (em espanhol) e comentários da Biblia de Jerusalém.
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