terça-feira, 6 de novembro de 2007

Comentários 5-3

A Trindade na criação


Já chamamos a atenção para o plural, "façamos...", e concluímos, que deve ser uma alusão a Trindade, o Deus trino em ação. (Veja Unidade IV)

Relembramos:
Nestas referências Deus fala de si mesmo no plural. (Gên. 2:26; 3:22 e 11:7)

Há quem interprete o plural, como sendo um diálogo de Deus e os anjos, porém falando da majestade do Senhor, o profeta Isaías diz: "Com quem tomou Ele conselho?..." , Isaías 40:14, mostrando a impossibilidade da criatura de Deus, aconselhar o Criador.

Nos textos do livro do Gênesis, encontramos uma forte evidência, "uma alusão a um sublime concílio entre as pessoas da divindade."

The pulpit commentary. Vol.1, The book of Gênesis. Pág. 29

Também,salientamos o primeiro nome em hebraico dado a Deus no Gênesis, "Elohim", plural que poderia ter o mesmo sentido.

Veja: Unidade IV e os seus comentários.

Notas: 1. Conhecendo Deus pelo nome:

A palavra hebraica traduzida para nome, significa originalmente "prova" ou "sinal", de modo que é um sinal, prova ou descrição da pessoa que o usava.
Tendo em conta que um dos pontos essenciais para conhecer e familiarizar-se com uma pessoa é aprender o seu nome; o nome profético na Bíblia representa "a pessoa que o carrega', não é uma mera etiqueta.
De modo que o nome (ou nomes) que uma pessoa recebe na profecia bíblica, é na verdade um adjetivo, que diz alguma coisa da pessoa, ou `"do que é", "do que faz" ou revelação do seu caráter.

Na Bíblia original hebraica, Deus recebe vários nomes.

No texto em estudo no original hebraico, Deus é: "Elohim"
Onde "El" - é Deus em hebraico e a partícula "im", usa-se para determinar um plural.


Como Ele é o Deus único, entendemos que "Ele é os deuses", em outras palavras Ele reúne em si mesmo todos os poderes dos "deuses" das mitologias antigas, criados pela imaginação do homem.

Desta forma a Escritura, nega a existência dos deuses, que é a base da idolatria, combatida em todo o contexto bíblico, do Gênesis ao Apocalipse e em especial nos dois primeiros mandamentos da Lei de Deus. (Êxodo 20:3 a 5)

O Deus criador, é "Elohim", em mais de 2500 citações do Velho Testamento (VT). E é traduzido normalmente, na maior parte das versões para "Deus" (com a primeira letra em maiúscula) ou para "O todo poderoso".

2. A Trindade no Velho Testamento

A pluralidade do Deus único: As evidências no Antigo Testamento sobre a doutrina não são tão claras, quanto às do Novo Testamento.

Como o aluno deve lembrar, na unidade anterior, consideramos o texto de Gênesis 1:1, no qual o nome hebraico para "Deus" é "ELOHIM"; nome este que, com já dissemos, ocorre mais de 2500 vezes no Antigo Testamento, sendo a forma plural de "EL", que é o nome comum para Deus nas línguas semíticas, como a Hebraica.

Este plural, comentávamos, parece ser usado no combate a idolatria, Ele é "os deuses"; porém, para alguns também seria uma alusão à Trindade, mesmo que para muitos, isto não prova nada.

Bibliografias de referência : Enciclopédia de la Bíblia - Ediciones Garriga, S.A. - 1963 - Barcelona - España. (em espanhol) e comentários da Biblia de Jerusalém.
Professor novocbic

Nenhum comentário: