terça-feira, 6 de novembro de 2007

Comentários 4-1

A Trindade


As Escrituras Sagradas começam com uma simples afirmação de que há um Deus, e declaram que nós e nosso mundo somos os resultados de Seu poder criador ( Gên. 1:1). Na realidade, essa declaração da origem ocorre reiteradas vezes na Revelação (Isaías 40:26; Malaquías 2:10; Efésios 3:9; Apocalipse 10:6).


Nosso dever não é tanto provar, mas, crer que Deus existe.

Vamos pensar um pouco!

Se "provar" indica demonstrar removendo toda dúvida ou fazendo que Deus seja perceptível aos sentidos das pessoas, não podemos provar a Deus. Por outro lado, o fato de que não é possível prover demonstrações dessa espécie não prova que Deus não existe. Temos então duas opções: crer em Deus, à medida que Ele nos provê a fé e as evidências, ou decidir não crer.


Se a fé capta a realidade de Deus, então é "bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no Senhor seu Deus" (Salmo 146:5). Os que não crêem num Ser Supremo são exortados a lembrar-se de que "o insensato diz no seu coração: Não há Deus." (Salmo 53:1)

Portanto, a fé, e não provas ou demonstrações, constitui o meio escolhido por Deus para conhecermos "que Ele existe e que é galardoador dos que o buscam." (Heb.11:6)


Como podemos ver, somente através da Revelação divina, conforme o declara em sua Palavra, podemos chegar a uma correta compreensão de Deus. Porém não devemos esquecer de que estamos em terreno sagrado. É possível ao Deus criador conhecer profundamente a criatura, mas o contrário é certamente impossível. Deus é infinito , mas revela-Se amoravelmente a nossa mente finita.

Através da Bíblia, Ele se apresenta a nós como nosso Criador e Mantenedor. Essa revelação fundamental demonstra claramente o valor e a dignidade de toda vida. Saber que Deus é amorável, benevolente e está profundamente interessado no bem-estar de todas as suas criaturas reveste a vida de beleza, propósito e segurança que a torna digna de se viver.


Pense bem!


Em certa forma podemos conhecer a Deus pela razão, pelo entendimento; porém não se iluda, Deus se revela a nós, a nossa razão e não somos nós, pela nossa razão, que descobrimos a Deus.


Agora veja:


A palavra "Trindade", não é encontrada na Bíblia, porém expressa uma das verdades fundamentais da Revelação, nas Escrituras Sagradas. Na Bíblia, as prerrogativas divinas são atribuídas a três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. E todos os demais conceitos teológicos são afetados direta ou indiretamente pela noção que tivermos desta doutrina.


O Deus trino revelado na Bíblia é sempre apresentado como o Criador e Mantenedor das coisas criadas, e Deus é inseparável mas distinto de toda a Criação. Em muitos aspectos da vida, Deus Se manifesta na Criação, porque tudo foi feito a partir da mente da Divindade. Porém, a criação não é Deus.

Professor novocbic

Nenhum comentário: