terça-feira, 6 de novembro de 2007

Comentários 4-14

A Trindade: conclusões


Alegar que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são três aspectos diferentes de um único Ser Divino Se manifestar, é confundir o conceito bíblico a respeito.

Se assim fosse, a quem Jesus Cristo estaria Se dirigindo ao orar ao Pai? Por que então deveriam ser mencionadas separadamente as três pessoas da Trindade tanto na fórmula do batismo ou na bêncão apostólica. Mat. 28:19 e II Cor. 13:13

Outras claras evidências temos no fato de o Pai ter enviado o Filho. João 14:24 e 20:21, e o Pai e o Filho enviarem o Espírito Santo. João 14:16 e 26 e 16:7 .

Ao prometer o Espírito Santo, Jesus disse: "Convém-vos que Eu vá, porque se Eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém,Eu for, Eu vo-lo enviarei" João 16:7

A palavra traduzida do grego, como "Consolador" é Paracleto, que em João 14:26 é identificado como o Espírito Santo.

Veja esta declaração: De acordo com James Robertson:

"do ensino de Jesus, não resta a menor dúvida que o outro Paracleto é uma pessoa. A cada passo, Jesus fala desta maneira: ' Ele vos ensinará todas as coisas'; 'Ele Me glorificará'. Personalidade está implicada no título 'Paracleto', o qual, em algumas versões, é traduzido impropriamente 'Confortador'."

A palavra 'Paracleto', do grego, significa 'um que é chamado para ficar ao lado, especialmente em ocasiões de dificuldades e conflito'. É, portanto, a palavra que designa um advogado, e é assim usada a respeito de Jesus, em I João 2:1, onde lemos: ' Nós temos um Paracleto (advogado)com o Pai, Jesus Cristo, o justo.' "


James Robertson. Ensinos de Jesus. SP. União Cultural Editora Ltda. 1952. Pág. 146 e 147

Professor novocbic

Nenhum comentário: