terça-feira, 6 de novembro de 2007

Comentários 4-17

A Trindade na Criação III


O Espírito Santo é Deus Criador

As evidências bíblicas, mostram as três pessoas da Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), trabalhando juntas na criação do Universo, embora mantenham individualidades distintas, cada membro da divindade cumpriu sua parte em perfeita harmonia.

O Espírito de Deus, sempre aparece executando a obra divina. Transparece esta idéia: O Pai planeja, o Filho é o intermediário e o Espírito Santo executa, conservado-se a unidade.

Como já podemos ver o Espírito Santo é Eterno com o Pai e com o Filho, participando ativamente da Criação (Gênesis 1:2).
Na afirmação do patriarca Jó, aparece mais claramente: "O Espírito de Deus me fez..." (Jó 33:4), e também no Salmo: "envias o teu Espírito, e eles são criados..." (Salmo 104:29)

Uma boa evidência temos na visão do "vale dos ossos secos" ao profeta Ezequiel.

O Espírito de Deus leva o profeta a um "vale cheio de ossos secos"; então é instruído à profetizar para "os ossos secos" . Ele profetiza: "os ossos secos são ajuntados, revestidos de tendões, carne e pele, e Vivem!"

A mensagem clara na visão é mostrar ao profeta que, espiritualmente Israel estava morto e necessitava viver ( Ezequiel 37:1-12). O agente criador é o Espírito Santo, como fica mais claro ainda no capítulo trinta e seis, na promessa do "Coração Novo" (Ezequiel 36:25-27).

Assim como na criação (Gênesis 1:2), o Espírito de Deus participa junto com as outras pessoas da Trindade, na encarnação (Lucas 1:35) e no plano todo da redenção da humanidade, de modo que a salvação é outra criação (Lucas 4:18; I Pedro 1:2 e muitos outros).

A medida que avançar no estudo, do Curso Bíblico Ideal Cristão, o aluno verá com mais profundidade a obra extensa do Espírito Santo de Deus.

Professor novocbic

Um comentário:

Unknown disse...

Prezado professor,

Li seu comentário e algumas dúvidas me vieram:

1) Na criação não podemos enchergar a trindade a menos que a nossa leitura seja preconceituosa no segundo verso da Bíblia. Começamos a ler o versículo já considerando que o Espírito ali escrito é uma pessoa.
- Se lermos este verso na Bíblia de Jerusalém não teremos essa impressão
Gênesis 1:2 "Ora, a terra estava vazia e vaga, as trevas cobriam o abismo, e um sopro de Deus agitava a superfície das águas."

- Jó 33:4 nos fala de um espírito como criador, mas quando buscamos apoio escriturístico para entender aqueles que participaram da criação vemos que o Pai realizou tudo através do Filho, não encontramos indicação de uma terceira pessoa. Os textos neotestamentários afirmam sem sombra de dúvida que era Cristo, por Ele foram criadas todas as coisas. Veja-se João 1:1-3 e Colossenses 1:15-19, Hebreus 1:1-3. (Jó, não tinha a mesma concepção de Cristo como nós a temos - Humano/Divino encarnado).

- No Salmo 104 o verso 30 está em contraste com o verso 29 e este dá a idéia de fôlego, respiração, sem a qual nós morremos em contraste com criação do verso seguinte, não temos a indicação de que um espírito é criador neste verso, mas de que sem o espírito (fôlego, respiração) nós não existiremos.

- A visão do vale de ossos secos apresenta a ação do poder de Deus diante do profeta. Fica claro que isso é realizado pelo espírito, mas não há clareza de que esse espírito seja uma terceira pessoa, a menos que ao lermos o texto já tenhamos essa certeza.

- Se o espírito é um ser pessoal e participa da salvação - recriação ele não recebe os méritos dela assim como o Pai e o Filho. Veja-se Apocalipse 7:10 "e bradavam em alta voz: A salvação é obra de nosso Deus, que está assentado no trono, e do Cordeiro." Qual é a obra do espírito como pessoa nesta obra?

Em busca da verdade como ele é aguardo paciente o vosso retorno.

QUE DEUS NOS ABENÇOE!