quarta-feira, 16 de julho de 2008

Comentários 5-5

O homem criado a Imagem e semelhança de Deus

As palavras "imagem" e "semelhança" segundo alguns comentaristas não devem ser consideradas diferentes; mas, certamente, não são sinônimos. Na verdade um conceito complementa o outro.

Vamos pensar um pouco:

Imagem de uma forma geral, é uma representação de um objeto pelo desenho, pintura, escultura etc. Por exemplo do ponto de vista da física, imagem de um objeto é o fenômeno pelo qual numa superfície polida se reflete a forma de um objeto, porém a imagem refletida do objeto não é o objeto. Não dá para substituir o objeto pela sua imagem.

Outro exemplo é a fotografia do seu documento, é a sua imagem e não dá para delegar alguma ação para a sua imagem fazer. Do mesmo modo acontece com a sua imagem formada no espelho, ela não é você; é só a sua imagem.

Agora aplique o mesmo raciocínio ao texto em estudo: O homem é somente "imagem" de Deus. De modo que a mensagem é: "o homem não é Deus". Deus é Deus e o homem uma das suas criaturas, o que contradiz filosofias como panteísmo que simplificando, consistem em aceitar a idéia de que os seres vivos fazem parte da divindade.

Enquanto que a idéia de "imagem", parece um pouco forte: "o homem não é Deus", a palavra "semelhança', traz varios atenuantes importantíssimos.

Veja, "semelhante", quer dizer em resumo, "parecido". E quando isto vem a nossa mente a pergunta é: Parecido em que sentido? Refere-se à semelhança física ou espiritual?

O comentarista do Antigo testamento, Gerhard von Rad*, afirma, que ambas devem ser consideradas, o seu parecido estava na sua aparência exterior, assim como no caráter. O homem veio à existência perfeito, refletia a glória do seu criador; glória que foi perdida com a entrada do pecado. Rom. 3:23

Adão e Eva receberam inteligência e virtudes, que Deus não deu aos animais. Fora criado um ser livre, foi-lhe dado entendimento(razão); livre arbítrio e responsabilidade moral frente aos seus semelhantes e frente a Deus. De modo que foi-lhe dado por Deus consciência dos seus próprio atos; assim como de amar.

Desta maneira deveria a raça humana expressar a sua semelhança com Deus, no caráter, no estilo de vida e no governo do mundo dado a Ele.

* Gerhard von Rad. The German theologian Gerhard von Rad (1901-1971) developed the "tradition history" approach to the Old Testament that has dominated the study of the Bible for nearly 40 years. Gerhard von Rad Biography


Professor novocbic

Nenhum comentário: