terça-feira, 6 de novembro de 2007

Comentários 5-4

A criação do Homem ou Adão


Agora Deus coroa a sua criação, trazendo à existência o homem. Homem ou Adão, "Adam" em hebraico, não são nomes que designam somente o varão; porém são genéricos, referem-se a raça humana, como em Gên.1:27 e Gên. 5:1-2. "... ,e lhes chamou pelo nome de Adão,..." Gên. 5:2

Veja que em Gênesis 1:27 diz:

"Criou Deus, pois, o homem a sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." Versão Almeida Revista e Atualizada. VARA

Aquí a palavra homem é usada em dois sentidos diferentes.

Já na versão Almeida Revista e Corrigida, fica bem mais claro:

" E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou" ARC

Diz: "macho e fêmea os criou", com a finalidade de se reproduzirem, "E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra..." (Verso 28)

A sexualidade faz parte da criação e está entre todas as coisas "muito boas" que deus criou. (Verso 31)

Nota:
É bom salientar que aquela idéia, de que o pecado de Adão e Eva teria sido o uso da sexualidade, não cabe no contexto das Escrituras sagradas.

Nos comentários da Unidade VI, voltaremos a nos referir a estas palavras e tiraremos outras conclusões importantes a este respeito.

Professor novocbic

--------------------------------------------------------------------------------------
BlogBlogs.Com.Br

Comentários 5-3

A Trindade na criação


Já chamamos a atenção para o plural, "façamos...", e concluímos, que deve ser uma alusão a Trindade, o Deus trino em ação. (Veja Unidade IV)

Relembramos:
Nestas referências Deus fala de si mesmo no plural. (Gên. 2:26; 3:22 e 11:7)

Há quem interprete o plural, como sendo um diálogo de Deus e os anjos, porém falando da majestade do Senhor, o profeta Isaías diz: "Com quem tomou Ele conselho?..." , Isaías 40:14, mostrando a impossibilidade da criatura de Deus, aconselhar o Criador.

Nos textos do livro do Gênesis, encontramos uma forte evidência, "uma alusão a um sublime concílio entre as pessoas da divindade."

The pulpit commentary. Vol.1, The book of Gênesis. Pág. 29

Também,salientamos o primeiro nome em hebraico dado a Deus no Gênesis, "Elohim", plural que poderia ter o mesmo sentido.

Veja: Unidade IV e os seus comentários.

Notas: 1. Conhecendo Deus pelo nome:

A palavra hebraica traduzida para nome, significa originalmente "prova" ou "sinal", de modo que é um sinal, prova ou descrição da pessoa que o usava.
Tendo em conta que um dos pontos essenciais para conhecer e familiarizar-se com uma pessoa é aprender o seu nome; o nome profético na Bíblia representa "a pessoa que o carrega', não é uma mera etiqueta.
De modo que o nome (ou nomes) que uma pessoa recebe na profecia bíblica, é na verdade um adjetivo, que diz alguma coisa da pessoa, ou `"do que é", "do que faz" ou revelação do seu caráter.

Na Bíblia original hebraica, Deus recebe vários nomes.

No texto em estudo no original hebraico, Deus é: "Elohim"
Onde "El" - é Deus em hebraico e a partícula "im", usa-se para determinar um plural.


Como Ele é o Deus único, entendemos que "Ele é os deuses", em outras palavras Ele reúne em si mesmo todos os poderes dos "deuses" das mitologias antigas, criados pela imaginação do homem.

Desta forma a Escritura, nega a existência dos deuses, que é a base da idolatria, combatida em todo o contexto bíblico, do Gênesis ao Apocalipse e em especial nos dois primeiros mandamentos da Lei de Deus. (Êxodo 20:3 a 5)

O Deus criador, é "Elohim", em mais de 2500 citações do Velho Testamento (VT). E é traduzido normalmente, na maior parte das versões para "Deus" (com a primeira letra em maiúscula) ou para "O todo poderoso".

2. A Trindade no Velho Testamento

A pluralidade do Deus único: As evidências no Antigo Testamento sobre a doutrina não são tão claras, quanto às do Novo Testamento.

Como o aluno deve lembrar, na unidade anterior, consideramos o texto de Gênesis 1:1, no qual o nome hebraico para "Deus" é "ELOHIM"; nome este que, com já dissemos, ocorre mais de 2500 vezes no Antigo Testamento, sendo a forma plural de "EL", que é o nome comum para Deus nas línguas semíticas, como a Hebraica.

Este plural, comentávamos, parece ser usado no combate a idolatria, Ele é "os deuses"; porém, para alguns também seria uma alusão à Trindade, mesmo que para muitos, isto não prova nada.

Bibliografias de referência : Enciclopédia de la Bíblia - Ediciones Garriga, S.A. - 1963 - Barcelona - España. (em espanhol) e comentários da Biblia de Jerusalém.
Professor novocbic

Comentários 5-2

O primeiro relato da criação da raça humana


A finalidade desta unidade é o estudo do primeiro relato da criação da raça humana. (Gênesis 1:26-27)
O texto proposto, assim como todo o livro, foi escrito num estilo sem igual na literatura secular, apresenta em forma admirável, um concentrado de conceitos e doutrinas bíblicas em pouquíssimas palavras.

Com a expressão, "Façamos o homem", sem dúvida alguma, o criacionismo, contradiz a Teoria evolucionista adotada quase com exclusividade no ambiente das ciências e que inevitavelmente tem influenciado o cristianismo.

De fato não encontramos no contexto do relato, nenhum passo intermediário, para o surgimento da raça humana. Ponto de vista que veremos com muitos mais detalhes na Unidade VI desta série.

Professor novocbic

Comentários 5-1

O homem é um ser dependente

Em Gênesis capítulo 1 e 2, o poder de Deus Criador sobre o mundo e a vida é sem limites.
A Palavra de Deus é o meio de sua graça; onde nada havia, por virtude de sua graça surgem o Céus e a terra como marco da vida do homem, quando o homem chega encontra tudo pronto. Pelo amor e graça de Deus, o homem não foi criado para passar necessidades; Deus o criador o cria e o sustenta. (Atos17:24-28)

Sem dúvidas a narrativa do Gênesis mostra a dependência do homem de todo o que foi criado, foi criado só no sexto dia. Assim lembra a solidariedade entre o homem e a natureza, porém, mais do que isto, deixa bem claro que o homem não está sujeito à natureza e sim ao Deus vivo e pessoal.
Todos os elementos estão submetidos a Deus e faz uma distinção bem nítida entre Deus e a natureza. Deus é o Senhor da criação e da vida.
A luz, os céus, a terra, as plantas e os animais foram criados tendo como base a criação do homem e para o homem.

Concluímos, o homem é um ser totalmente dependente.

Professor novocbic

Comentários 4-19

O Espírito Santo é uma pessoa

Este texto do livro dos Atos, e seu contexto também dão testemunho da personalidade divina do Espírito Santo.

A história conta que o casal, Ananías e Safira, secretamente retrocedeu em seus votos sagrados que haviam feito a Deus. Quando depositaram sua oferta aos pés de Pedro e disseram que era tudo o que haviam votado, e na verdade era apenas uma parte, foram feridos de morte.

Pedro deu uma explicação para o fim deles ao dizer que haviam mentido ao Espírito Santo.
Só se pode mentir para uma pessoa. Ele conhece o nosso íntimo. I cor. 3:16.

Agora veja; em seguida faz a significativa revelação: “Não mentiste aos homens, mas a Deus” Atos 5:3-4. Isto implica que o Espírito Santo é Deus.
Professor novocbic

Comentários 4-18

O Espírito Santo é uma pessoa

Nos comentários anteriores , já tivemos a oportunidade de ver textos bíblicos nos quais o Espírito Santo aparece fazendo parte da tríade. De modo que o Espírito Santo é mencionado com o mesmo status do Pai e do Filho, os três que constituem a divindade. Eis o mistério.

O contexto desta passagem de Paulo, sugere que, se alguém quer conhecer as coisas do homem”, deve obtê-las de outro ser humano. Agora, o que é verdade no nível humano, é ainda mais verdadeiro no plano divino: Assim, também as coisas de Deus ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. (verso 11).

Apenas o ser divino pode verdadeiramente conhecer o que está na mente de outro ser divino.

Se alguém deseja realmente conhecer as coisas de Deus, deve, "ligar-se" ao Espírito Santo, que é o único que pode revelar as “coisas” de Deus.
O mesmo Espírito , o Espírito Santo, que inspirou os profetas (I Pedro 1:21), ilumina a nossa mente, para que possamos entender.

Professor novocbic

Comentários 4-17

A Trindade na Criação III


O Espírito Santo é Deus Criador

As evidências bíblicas, mostram as três pessoas da Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), trabalhando juntas na criação do Universo, embora mantenham individualidades distintas, cada membro da divindade cumpriu sua parte em perfeita harmonia.

O Espírito de Deus, sempre aparece executando a obra divina. Transparece esta idéia: O Pai planeja, o Filho é o intermediário e o Espírito Santo executa, conservado-se a unidade.

Como já podemos ver o Espírito Santo é Eterno com o Pai e com o Filho, participando ativamente da Criação (Gênesis 1:2).
Na afirmação do patriarca Jó, aparece mais claramente: "O Espírito de Deus me fez..." (Jó 33:4), e também no Salmo: "envias o teu Espírito, e eles são criados..." (Salmo 104:29)

Uma boa evidência temos na visão do "vale dos ossos secos" ao profeta Ezequiel.

O Espírito de Deus leva o profeta a um "vale cheio de ossos secos"; então é instruído à profetizar para "os ossos secos" . Ele profetiza: "os ossos secos são ajuntados, revestidos de tendões, carne e pele, e Vivem!"

A mensagem clara na visão é mostrar ao profeta que, espiritualmente Israel estava morto e necessitava viver ( Ezequiel 37:1-12). O agente criador é o Espírito Santo, como fica mais claro ainda no capítulo trinta e seis, na promessa do "Coração Novo" (Ezequiel 36:25-27).

Assim como na criação (Gênesis 1:2), o Espírito de Deus participa junto com as outras pessoas da Trindade, na encarnação (Lucas 1:35) e no plano todo da redenção da humanidade, de modo que a salvação é outra criação (Lucas 4:18; I Pedro 1:2 e muitos outros).

A medida que avançar no estudo, do Curso Bíblico Ideal Cristão, o aluno verá com mais profundidade a obra extensa do Espírito Santo de Deus.

Professor novocbic

Comentários 4-16

A Trindade na Criação II

Podemos dizer que o evangelho do Apóstolo João é diferente dos outros três.
- Mateus e Lucas iniciam com a cronologia humana de Jesus; Marcos destaca Seu ministério humano.
- E em João, é apresentado o próprio Deus que se tornou carne e habitou entre os homens.

Não há dúvidas que a finalidade deste evangelho, é mostrar que Jesus Cristo é Deus.
- Ele estava com o Pai (João 1: 2 e 3).
- E está com o Pai e o Espírito Santo na redenção e restauração da raça humana. (como exemplo veja João 14:26 e I Pedro 1:2)
- E junto ao Pai intercede, lá no Céu, por todos nós pecadores. I João 2:1 e 2

O Apóstolo quer que fique claro para os cristão de todas as épocas, a verdade fundamental: Jesus Cristo é "o Deus unigênito" (João 1:18 - VARA), que se fez humano, "se fez carne" (João 1:14), para que "...todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)

Os principais predicados associados a Jesus são:

Ele é Deus: "era", no grego dá a idéia de continuidade; Ele sempre foi Deus. (João 1:1),
é "o eterno Filho único de Deus".

Ele é Criador:: " Todas as cousas foram feitas por intermédio dEle, e sem Ele nada do que foi feito se fez." João 1:3

Ele é "o unigênito de Deus" (João 1:14): e é "o Deus unigênito" (João 1:18 - VARA).
No original grego "Theos" é Deus (João 1:1). E "monogenés" é "o unigênito de Deus", ou melhor traduzido: "o Deus Filho único" (João 1:18).

Por ser o eterno Filho único de Deus, "Ele viu o Pai" e "pode revelar o Pai" (João 1:18).
É assim que Ele pode dizer: "Eu e o Pai somos um" João 10:30; "Quem vê a Mim vê o Pai" (João 14:9) ou "Eu estou no Pai e o Pai está em mim" João 14:14.

Veja que quadro impressionante:

João 1:1-3

Ele é divino
"era", é eterno
"estava... com Deus"
"era Deus"

João 1:14

É divino-humano
"se fez": a si mesmo se fez...
"se fez carne": humano.
"entre nós": aqui na terra.
Professor novocbic




Comentários 4-15

A Trindade na Criação I

O Pai é Deus, Criador e Mantenedor.

Deus, o Eterno Pai, é o Criador, Originador, o Mantenedor e Soberano de toda a criação. Todos os textos falam de Deus o Pai. "O céus pela sua Palavra se fizeram", afirma o salmista, "e pelo sopro de Sua boca o exército deles" (Salmo 33:6). "Ele falou, e tudo se fez; Ele ordenou, e tudo passou a existir" (Salmo 33:9)


"Pela fé entendemos que foi o Universo formado pela Palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das cousas que não aparecem" (Hebreus 11:3) VARA

Professor novocbic

Comentários 4-14

A Trindade: conclusões


Alegar que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são três aspectos diferentes de um único Ser Divino Se manifestar, é confundir o conceito bíblico a respeito.

Se assim fosse, a quem Jesus Cristo estaria Se dirigindo ao orar ao Pai? Por que então deveriam ser mencionadas separadamente as três pessoas da Trindade tanto na fórmula do batismo ou na bêncão apostólica. Mat. 28:19 e II Cor. 13:13

Outras claras evidências temos no fato de o Pai ter enviado o Filho. João 14:24 e 20:21, e o Pai e o Filho enviarem o Espírito Santo. João 14:16 e 26 e 16:7 .

Ao prometer o Espírito Santo, Jesus disse: "Convém-vos que Eu vá, porque se Eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém,Eu for, Eu vo-lo enviarei" João 16:7

A palavra traduzida do grego, como "Consolador" é Paracleto, que em João 14:26 é identificado como o Espírito Santo.

Veja esta declaração: De acordo com James Robertson:

"do ensino de Jesus, não resta a menor dúvida que o outro Paracleto é uma pessoa. A cada passo, Jesus fala desta maneira: ' Ele vos ensinará todas as coisas'; 'Ele Me glorificará'. Personalidade está implicada no título 'Paracleto', o qual, em algumas versões, é traduzido impropriamente 'Confortador'."

A palavra 'Paracleto', do grego, significa 'um que é chamado para ficar ao lado, especialmente em ocasiões de dificuldades e conflito'. É, portanto, a palavra que designa um advogado, e é assim usada a respeito de Jesus, em I João 2:1, onde lemos: ' Nós temos um Paracleto (advogado)com o Pai, Jesus Cristo, o justo.' "


James Robertson. Ensinos de Jesus. SP. União Cultural Editora Ltda. 1952. Pág. 146 e 147

Professor novocbic

Comentários 4-13

A Trindade e o apóstolo Paulo

Na bênção apostólica aparece novamente a Trindade e o apóstolo Pedro também inicia a sua primeira carta com uma clara referência à Trindade.

Vemos também Pedro, em I Pedro 1:2 e Judas, em Judas 20 e 21, onde é mencionada.

No correr do estudo serão lembradas especificamente estas e outras referências.

Professor novocbic

Comentários 4-12

A Trindade nos ensinamentos de Jesus II

Como pode se apreciar, na fórmula batismal, as três pessoas, são consideradas com a mesma autoridade.
Assim como na criação, nos primeiros tempos, no plano da salvação as três pessoas da trindade estão embarcadas na restauração da raça caída.

De modo que, a plenitude de Deus participa da obra. Há perfeita unidade, que veremos com mais clareza nas próximas unidades.

Professor novocbic

Comentários 4-11

A Trindade nos ensinamentos de Jesus I


Nos seus ensinamentos o Mestre enfatiza esta distinção.
Uma pessoa substitui a outra; é o único representante direto de Deus na terra, na sua ausência.

É importante salientar a participação mais evidente e com mais freqüência do Pai, no Velho Testamento. No centro da história é a vez do Filho; e na sua ausência, a do Espírito Santo junto a Igreja. Isto não significa ausência de uma ou outra pessoa no plano da salvação.

Nota:
A obra do Espírito Santo é muito extensa, e veremos em grande parte neste curso.

Professor novocbic

Comentários 4-10

Outro texto muito claro:

Por ocasião do batismo, batizado por João o batista, Jesus (o Filho) vê o Espírito Santo descer em forma corpórea como uma pomba, e o Pai, dos céus, falou: "Este é o meu Filho amado em quem me comprazo"

As três pessoas trabalham em perfeita harmonia.

Confira também com estes outros textos: Marcos 1:10-11; Lucas 3:21-22 e João 1:32-33.

Professor novocbic

Comentários 4-9

A Trindade no Novo Testamento

Encontramos no Novo Testamento, provas concretas da doutrina da Trindade, que lançam luz sobre as evidências encontradas no Velho Testamento. Como o cumprimento das profecias que anunciam o Messias e a promessa do Espírito Santo, que são muito valiosas para a compreensão deste mistério.

A Trindade numa promessa

Na promessa feita a Maria, pelo anjo Gabriel, encontramos valiosa revelação; o Pai, o Filho e o Espírito Santo, são citados na anunciação, da primeira vinda do Cristo; o Messias prometido anunciado nas profecias do Velho Testamento.

Professor novocbic

Comentários 4-8

Uma distinta evidência:

Examinado as profecias que anunciam o "Messias", este texto por exemplo, contém uma clara antecipação da plena revelação da Trindade no Novo Testamento.
Não podemos esquecer que a revelação da verdade, como um todo, é progressiva*, seguindo a ordem cronológica.

*Veja os "Cinco Princípios básicos para o estudo da Bíblia", na Unidade II.

Professor novocbic

Comentários 4-7

Outras evidências

Importantes evidências encontramos nestes textos, os quais apresentam "uma indicação de distinções pessoais em Deus." Louis Berkhof. Sistematic Theology, 1976, Pág. 86

Em textos como Malaquías 3:1 e Atos 7:35-38, "o anjo do Senhor" é identificado como sendo Cristo, o Filho de Deus, que em Gênesis 31:11-13 é declarado ser Deus. Assim também acontece com os textos do Velho Testamento, que falam do "Espírito de Deus", que são totalmente esclarecidos, no cumprimento da promessa em Atos 2.


"O anjo do Senhor", ganha significado à luz dAquele 'que o Pai...enviou ao mundo', o Filho preexistente." Derek Kidner. Gênesis - Introdução e comentário. (SP. Editora Mundo Cristão,1979). Pág.32

Nota: O mesmo acontece com a expressão "Eu Sou", significado de um dos nomes de Deus, traduzido também como: "IAHWÉH", "JAVÉ" ou "JEOVÁ", significando: "Aquele que é" ou "o Deus Eterno".

Confira na fala de Deus com Moisés na sarça ardente: "Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros." Êxodo 3:14.
Então veja o Filho de Deus, usando o mesmo nome para se referir a Sua própria pessoa:

"Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo que antes que Abraão existisse, EU SOU." João 8:58 ARC.

Isto explica a atitude dos judeus, quando "pegaram pedras para lhe atirarem" João 8:59 ARC. Em palavras mais simples, eles entenderam que Jesus estava blasfemando, ao dizer que ele era Deus. E muito mais poderíamos disser a respeito, por que são muitas as passagens, que se podem citar.

Professor novocbic

Comentários 4-6

Uma boa evidência

Nestas referências Deus fala de si mesmo no plural. Há quem interprete o plural, como sendo um diálogo de Deus e os anjos, porém falando da majestade do Senhor, o profeta Isaías diz: "Com quem tomou Ele conselho, para que lhe desse entendimento, e lhe mostrasse as veredas do juízo e lhe ensinasse sabedoria, e lhe fizesse notório o caminho da ciência?" , Isaías 40:14, mostrando a impossibilidade da criatura de Deus, aconselhar o Criador.

Na opinião deste autor, nestes textos do livro do Gênesis, encontramos uma forte evidência, "uma alusão a um sublime concílio entre as pessoas da divindade."

The pulpit commentary. Vol.1, The book of Gênesis. Pág. 29
Professor novocbic

Comentários 4-5


A Trindade no Velho Testamento

A pluralidade do Deus único: As evidências no Antigo Testamento sobre a doutrina não são tão claras, quanto às do Novo Testamento.

Como o aluno deve lembrar, na unidade anterior, consideramos o texto de Gênesis 1:1, no qual o nome hebraico para "Deus" é "ELOHIM"; nome este que, ocorre mais de 2500 vezes no Antigo Testamento, sendo a forma plural de "EL", que é o nome comum para Deus nas línguas semíticas, como a Hebraica. Este plural, comentávamos, parece ser usado para o combate a idolatria, Ele é "os deuses" (nome traduzido para "Deus" ou "O todo poderoso" nas versões em português).

Neste ponto, existem dois posicionamentos, para alguns também seria uma alusão à Trindade e para outros, isto não prova nada.

Não quebre a cabeça por enquanto, vamos avançar, seguindo o nosso rumo fixado pelos princípios adotados.


Professor novocbic

Comentários 4-4

O Deus Único

O Deus de Israel testifica: "Eu sou o primeiro e Eu sou o último, e além de Mim não há outro Deus" Isaías 44:6.
Em contraste as nações vizinhas, a confissão Israelita de fé, denominada "SHEMA", em Hebraico, testifica que há só uma divindade. É o que faz Jesus Cristo em Marcos 12:29, citando o SHEMA, quando comenta sobre o grande mandamento: "O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus é o único Senhor!" ARC

O apóstolo Paulo também o confirma: "...e que não há outro Deus, senão um só." I Cor. 8:4 ARC

Professor novocbic

Comentários 4-3

Condição para a Vida Eterna

É através da Sua Palavra, que podemos conhecer a vontade de Deus e o plano da Salvação, que é centralizado em Jesus Cristo, como único Caminho.
Ele mesmo diz: "Eu sou o caminho a verdade e a vida."

Comentários 4-2

Conhecer Deus é o princípio da sabedoria

Como dissemos na Unidade III, a Bíblia não faz questão, pelo menos diretamente, de provar a existência de Deus; porém o conhecimento de Deus é o "princípio da sabedoria" Provérbio 9:1

O cristianismo tem como fundamento o conhecimento de Deus. E é através da revelação divina, na sua Palavra, que poderemos chegar a uma correta compreensão de Deus.

Professor novocbic

Comentários 4-1

A Trindade


As Escrituras Sagradas começam com uma simples afirmação de que há um Deus, e declaram que nós e nosso mundo somos os resultados de Seu poder criador ( Gên. 1:1). Na realidade, essa declaração da origem ocorre reiteradas vezes na Revelação (Isaías 40:26; Malaquías 2:10; Efésios 3:9; Apocalipse 10:6).


Nosso dever não é tanto provar, mas, crer que Deus existe.

Vamos pensar um pouco!

Se "provar" indica demonstrar removendo toda dúvida ou fazendo que Deus seja perceptível aos sentidos das pessoas, não podemos provar a Deus. Por outro lado, o fato de que não é possível prover demonstrações dessa espécie não prova que Deus não existe. Temos então duas opções: crer em Deus, à medida que Ele nos provê a fé e as evidências, ou decidir não crer.


Se a fé capta a realidade de Deus, então é "bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no Senhor seu Deus" (Salmo 146:5). Os que não crêem num Ser Supremo são exortados a lembrar-se de que "o insensato diz no seu coração: Não há Deus." (Salmo 53:1)

Portanto, a fé, e não provas ou demonstrações, constitui o meio escolhido por Deus para conhecermos "que Ele existe e que é galardoador dos que o buscam." (Heb.11:6)


Como podemos ver, somente através da Revelação divina, conforme o declara em sua Palavra, podemos chegar a uma correta compreensão de Deus. Porém não devemos esquecer de que estamos em terreno sagrado. É possível ao Deus criador conhecer profundamente a criatura, mas o contrário é certamente impossível. Deus é infinito , mas revela-Se amoravelmente a nossa mente finita.

Através da Bíblia, Ele se apresenta a nós como nosso Criador e Mantenedor. Essa revelação fundamental demonstra claramente o valor e a dignidade de toda vida. Saber que Deus é amorável, benevolente e está profundamente interessado no bem-estar de todas as suas criaturas reveste a vida de beleza, propósito e segurança que a torna digna de se viver.


Pense bem!


Em certa forma podemos conhecer a Deus pela razão, pelo entendimento; porém não se iluda, Deus se revela a nós, a nossa razão e não somos nós, pela nossa razão, que descobrimos a Deus.


Agora veja:


A palavra "Trindade", não é encontrada na Bíblia, porém expressa uma das verdades fundamentais da Revelação, nas Escrituras Sagradas. Na Bíblia, as prerrogativas divinas são atribuídas a três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. E todos os demais conceitos teológicos são afetados direta ou indiretamente pela noção que tivermos desta doutrina.


O Deus trino revelado na Bíblia é sempre apresentado como o Criador e Mantenedor das coisas criadas, e Deus é inseparável mas distinto de toda a Criação. Em muitos aspectos da vida, Deus Se manifesta na Criação, porque tudo foi feito a partir da mente da Divindade. Porém, a criação não é Deus.

Professor novocbic