terça-feira, 23 de outubro de 2007

Comentários 3-4

Conhecendo Deus pelo nome

A palavra hebraica traduzida para nome*, significa originalmente "prova" ou "sinal", de modo que é um sinal, prova ou descrição da pessoa que o usava.

Tendo em conta que um dos pontos essenciais para conhecer e familiarizar-se com uma pessoa é aprender o seu nome; o nome profético na Bíblia representa "a pessoa que o carrega", não é uma mera etiqueta. De modo que o nome (ou nomes) que uma pessoa recebe na profecia bíblica é na verdade um adjetivo, que diz alguma coisa da pessoa, ou `"do que é", "do que faz" ou revelação do seu caráter.

Na Bíblia original hebraica, Deus recebe vários nomes. No texto em estudo no original hebraico, Deus é:


"Elohim" **

Onde "El" - é Deus em hebraico e a partícula "im", usa-se para determinar um plural. Como Ele é o Deus único, entendemos que "Ele é os deuses", em outras palavras Ele reúne em si mesmo todos os poderes dos "deuses" das mitologias antigas, criados pela imaginação do homem.

Desta forma a Escritura, nega a existência dos deuses, que é a base da idolatria, combatida em todo o contexto bíblico, do Gênesis ao Apocalipse e em especial nos dois primeiros mandamentos da Lei de Deus. (Êxodo 20:3 a 5)

Pense bem: "Acreditamos no Deus que cruiou o homem e não no deus que o homem criou"

O Deus criador, é Elohim, em mais de 2500 citações do Velho Testamento (VT). E é traduzido normalmente, na maior parte das versões para Deus (com a primeira letra em maiúscula) ou para "O todo poderoso".

Bibliografias de referência: *"Nombre" - Enciclopédia de la Bíblia - vol.5, pag. 547, Ediciones Garriga, S.A. - 1963 - Barcelona - España. ** "Elohim" - Ídem. vol.2, pag.1227-1228 (em espanhol)

Professor novocbic

Nenhum comentário: