quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Comentários 2-5

Quinto principio

Conhecer a linguagem profética da bíblia.

Há um mecanismo que devemos conhecer:

I - Promessas: As escrituras apresentam promessas da parte de Deus que apontam para um cumprimento de promessas, revelado na própria Bíblia.

Um exemplo, no Velho testamento achamos a promessa de um filho de mulher que destruiria o inimigo de Deus e do homem (o Diabo, Satanás) representado pela serpente, Gênesis 3:15 e identificado em Apocalipse 12:9.
No Novo testamento, vemos o cumprimento da promessa em Cristo Jesus "que veio destruir as obras do Diabo" I João 3:8. E destruir o próprio Satanás. Hebreus. 2:14.

II - Profecias: Nas escrituras achamos profecias que apontam para um cumprimento das profecias confirmadas nas próprias escrituras.

Como exemplo, no Velho testamento a profecia que chama a atenção para um sinal, ou mistério, de uma virgem dar a luz o messias, o Salvador da humanidade identificado com o nome profético de "Emanuel" – Isaías 7:14.
Já no Novo testamento, achamos entendimento para a profecia, nas palavras do anjo Gabriel a José, noivo de Maria – a Virgem, em quem a profecia se cumpriu – Mateus 1:21-23.

III - Figuras: Na bíblia são utilizadas inúmeras figuras, tipos, sombras ou símbolos que apontam para realidades. Isto é mais saliente nos livros proféticos.
No Velho testamento, um exemplo claro são os serviços propostos a Israel na Lei cerimonial. No Sacrifício contínuo, um animal era morto, levando sobre si os pecados do homem arrependido. Êxodo 29:38-41.
Já no Novo testamento, o cordeiro do sacrifício é apontado como único, Cristo Jesus, confirmado por exemplo pelo profeta João o Batista, quando diz: "Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo". João 1:29 ou Mateus 27:51.

É esta a lei que foi abolida segundo Paulo: Col. 2:14, já não é necessária. Como também é confirmado ao longo da carta aos Hebreus. Tratava-se de figuras didáticas.

O plano propõe estes princípios bíblicos básicos que de forma nenhuma poderão ser deixados de lado em todo curso. Eles são essenciais para não desviar dos verdadeiros ensinamentos da Palavra de Deus.



Professor novocbic

Nenhum comentário: