quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Comentários 2-1

Primeiro principio

O estudo deverá ser feito respeitando a cronologia da revelação

A bíblia é uma coleção de livros, as revelações de Deus em diferentes épocas, em forma progressiva, encadernados de tal modo que o tema principal, "A História da humanidade e o relacionamento com Deus", tem princípio e fim. É verdade que alguns dos livros estão inseridos sem seguir esta ordem, é o caso por exemplo do livro de Jó, que seria o mais antigo segundo os eruditos.
O Gênesis (do grego: origem ou princípio) apresenta o início da história que avança através dos outros livros até a consumação da história do pecado no livro do Apocalipse. O que dará lugar à uma nova história : A Eternidade.

Em outras palavras, podemos resumir assim : No princípio, Deus, O Criador de todo o universo, também criou a raça humana; para Viver. Mas, com a entrada do pecado, veio a condenação a morte eterna. Então, o Deus amoroso, mesmo no princípio, pôs em andamento um plano para resgatar e restaurar a raça caída. No plano, cada pessoa deve escolher aceitar ou não, usando o livre arbítrio. Avançando no estudo e respeitando esse princípio básico, podemos ver claramente como a salvação se centraliza, na pessoa do Filho de Deus, que encarnou e habitou entre nós.
Assim o estudo progressivo proposto leva ao raciocínio lógico até a culminação do plano, no último livro da Bíblia, onde vemos a humanidade triunfante em Cristo.

Jesus mesmo aplicava este princípio quando ensinava seus discípulos, veja este exemplo: " e começando por Moisés, discorrendo por todos os profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava todas as escrituras." Lucas 24:26-27.

Bibliografia: Guia para o Estudo da Bíblia . Editora CASA, 1974 - Capítulo VI.

O plano propõe estes princípios bíblicos básicos que de forma nenhuma poderão ser deixados de lado em todo curso. Essenciais para não desviar dos verdadeiros ensinamentos da Palavra de Deus.

Nenhum comentário: