segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Comentários 1-3

OS IDIOMAS ORIGINAIS

O HEBRAICO
Pertence ao grupo de línguas semíticas, e é a língua cananéia, falada pelos israelitas. Também na Bíblia denomina-se como língua de Canaã ( Isaías 19:18 ) ou em língua judaica ( Isaías 36:11; 2 Reis 18:26; Neemias 13:24 ) e mais tarde Língua sagrada. Os israelitas falaram o hebraico até o cativeiro; depois o Hebraico foi substituído aos poucos pelo Aramaico. Porém o Hebraico foi conservado como língua literária, de uso religioso e científico.


O ARAMAICO
É mais um dialeto semítico, que teve sua origem nas tribos aramaicas que invadiram as terras da Síria e Palestina, os Arameus. Algumas dessas tribos, como Israel e Moabe adotaram o dialeto que ali se falava; tornou-se a língua principal de todo Oriente Antigo, mas, foi a final substituída pelo Árabe, embora ainda não tenha totalmente desaparecido.


Dicionário Enciclopédico da Bíblia. Pág.104 e 668. Editora Vozes.


O GREGO
O Novo testamento, é o documento mais precioso e mais universal do grego, língua falada e escrita durante séculos, em toda a área do mar Mediterrâneo. Era a língua comum de muitos povos durante o domínio do Império grego e mesmo depois da sua decadência.

Até mesmo os hebreus tiveram que contar com o uso do grego, na dispersão, nem tanto em Jerusalém ou Judéia, mas na Alexandria, onde nasceram as primeiras versões gregas da Bíblia, Antigo e Novo testamento.


Bibliografia: Enciclopédia de la Bíblia, Ediciones Garriga, S.A, 1963- Volume III, Página 964
Professor novocbic

Nenhum comentário: